Em setembro começamos a compartilhar conteúdos especiais sobre a primavera, sabendo que esse é um período importante e lucrativo para profissionais agrícolas de todo o país. Dando continuidade ao tema, hoje escrevemos sobre varetas de fibra e seu valor para a qualidade e segurança das plantações.

A primavera chegou, e agora?

É hora de pensar nos recursos que você pode usar para garantir um cultivo de qualidade na estação das flores. Nesse momento, é comum que muitos agricultores tenham dúvidas sobre o que fazer, ou no que investir para potencializar os efeitos da primavera melhorando sua produção. Existem algumas soluções como as varetas de sustentação que auxiliam na plantação, especialmente de quem trabalha com a Olericultura. A Olericultura é a técnica que trabalha especificamente com o cultivo das hortaliças, ou seja, dos legumes e verduras. Esse tipo de plantio faz parte da horticultura e é uma das técnicas mais utilizadas, pois o seu plantio e colheita são mais fáceis e práticos.  

As varetas de fibra podem ajudar

Plantação de TomatesNa agricultura, as varetas são utilizadas como um recurso no cultivo das plantações e possuem como função fornecer sustentação para as plantas. As varetas de fibra são necessárias principalmente na técnica de Olericultura, pois devido a estatura inicial das plantações, elas proporcionam a sustentação necessária para o correto desenvolvimento das plantas. As varetas de fibra são feitas de finos e flexíveis filamentos. Os filamentos são unidos por um composto de polímeros conhecido como PRF (Polímero reforçado com Fibra). Esse recurso de sustentação para o cultivo pode ser encontrado em nosso site.  

Vantagens das varetas de fibra

  • Se comparado com o aço, varetas de fibra são 30% mais leves e com relação a madeira, essa porcentagem é ainda maior.
  • Devido a leveza do material, esse tipo de vareta não gera atritos e danos nas mudas, não interferindo negativamente no crescimento da planta.
  • A fibra permite o movimento natural da planta com o vento, ou seja, quando sustentadas por este tipo de recurso, as mudas possuem um maior estimulo e consequentemente o melhor crescimento da raiz, o que não ocorre no caso da haste de madeira e de bambu, que não permitem essa flexibilidade.
  • As varetas de fibra não necessitam de manutenção, pois não oxidam, não geram pragas, não memorizam o entortamento e não racham. Desta forma, quando as utiliza o agricultor não corre o risco da muda ser prejudicada por apodrecimento da vareta de sustentação, como pode ocorrer com madeira ou bambu.

E ainda tem mais benefícios

  • Ela mantém insetos e roedores longe das mudas sustentadas.
  • Por ser de fibra, a vareta apresenta baixíssima condutividade térmica.
  • Os riscos de prejuízo a muda sustentada pela fibra são nulas, pois a transmissão de calor do material das varetas para a planta é desconsiderada neste caso.
  • As varetas de fibra podem ser reutilizadas por muitas e muitas vezes e também são fabricadas na São Francisco Fibras na medida desejada pelo lavrador.
  • Elas não roubam das mudas os nutrientes aplicados no solo pelo agricultor.
  • Por não precisar de renovação periódica possuem um ótimo custo benefício.
  • Longa vida útil na plantação, que gira em torno de 20 a 30 anos.
  • O agricultor que optar por este recurso acabará economizando a longo prazo, pois não irá precisar gastar com a renovação da vareta de sustentação da muda.

O recursos são essenciais

Para ter sucesso na colheita, a recomendação para as pessoas que trabalham nessa área, como os agricultores, fazendeiros e cooperativas é que aproveitem os benefícios que a primavera oferece as plantações e optem sempre pelos melhores recursos, como as varetas de fibra. Aliando os bons ventos e luminosidade da primavera com o material mais qualificado no mercado profissionais do setor terão um excelente custo benefício e garantirão o melhor para a sua plantação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *